Unidade de Saúde Humana

A Gestão de unidades de saúde envolve a organização e administração das atividades de saúde, incluindo a supervisão dos serviços médicos e de enfermagem (áreas fim) e dos serviços administrativos, recursos humanos, segurança, recepção, comunicação social, educação permanente, contratos e serviços, almoxarifado, entre outros (áreas meio).

Atuação

Setores e Abrangência

Promovemos a Gestão Terceirizada, em parte ou no todo, de unidades de saúde humana, como hospitais, clínicas de saúde, laboratórios médicos e outros estabelecimentos de saúde.

A nossa empresa dedica-se também ao desenvolvimento e execução de Projetos de Gestão de unidades voltadas para saúde psicossomática, clínicas psicológicas e psicoterápicas, clínicas de acolhimento e recuperação, abrigos de acolhimento e tratamento nas diversas faixas etárias.

Os projetos de gestão podem abranger uma parte, algumas partes ou o todo da organização, assim como podem abranger uma área, algumas áreas ou todas as áreas de gerenciamento de projetos.

Finalidades do Projeto de Gestão nas Unidades de Saúde

As finalidades precípuas do Projeto de Gestão são a busca da humanização do atendimento, provendo a saúde, o bem-estar e o cuidado dos pacientes, garantindo que os serviços sejam oferecidos com eficiência, qualidade e eficácia.

Conselho Administrativo

Direção

Assessorias

Diretoria

Diretoria de Logística

Diretoria

Diretoria Operacional

Diretoria

Diretoria Assistencial

Diretoria

Diretoria Técnica

Diretoria Clínica

Diretoria

Diretoria de Internação e Terapia Intesiva

Domínios constitutivos do Ser Humano

Sobre os domínios

A nossa empresa dedica-se também, como já foi referido, ao desenvolvimento e execução de Projetos de Gestão de unidades voltadas para saúde psicossomática, clínicas psicológicas e psicoterápicas, clínicas de acolhimento e recuperação, abrigos de acolhimento e tratamento nas diversas faixas etárias.

Nesse trabalho de Gestão e Outsourcing, consideramos o Ser Humano em seus múltiplos domínios constitutivos.

Para efeito da proposta dos Projetos de Gestão, em sua estrutura sistêmica, considera-se o Ser Humano sob a ótica de cinco dimensões ou domínios, que coexistem, se relacionam, se sobrepõem e se interpenetram numa unidade integral;

A dimensão do Psíquico e a dimensão do Somático constituem a dualidade Psicossomática, que considera o Ser Humano em si.

A dimensão do Ecológico considera o Ser Humano na sua relação com os seres vivos e o Meio Ambiente, ou seja, o contexto que o cerca.

A dimensão do Social considera os seres humanos nas suas relações entre si ou relações sociais.

A dimensão do Cultural considera, entre outras definições correntes, “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

O domínio psíquico ou dimensão psíquica do ser humano, por sua vez, pode ser considerada como constituída por uma estrutura que comporta a subdivisão em três domínios ou dimensões: emocional, Linguagem e Cognitiva.

Nessa perspectiva sistêmica e integrativa, que considera o Ser Humano em todos os seus domínios constitutivos, busca-se a promoção da saúde integral, bem-estar e qualidade de vida por meio dos serviços de saúde prestados, num novo paradigma de consideração do paciente.

Unidade de Saúde
Animal

Atuação

Setores e Abrangência

A Gestão de unidades de saúde consiste na organização e na administração das atividades de saúde, compreendendo a estruturação e a supervisão dos serviços das áreas fim e das áreas meio.

Promovemos a Gestão Terceirizada, em parte ou no todo, de unidades de saúde animal, como hospitais e clínicas veterinárias, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde animal.

Os projetos de gestão podem abranger uma parte, algumas partes ou o todo da organização, assim como podem abranger uma área, algumas áreas ou todas as áreas de gerenciamento de projetos.

Conselho Administrativo

Direção

Assessorias

Diretoria

Diretoria Administrativa

Diretoria

Diretoria Clínica

Domínios Constitutivos do Animal

Sobre os domínios

Nesse trabalho de Gestão e Outsourcing, consideramos o Animal em seus múltiplos domínios constitutivos. Para efeito da proposta dos Projetos de Gestão, em sua estrutura sistêmica, considera-se o Animal Humano sob a ótica de quatro dimensões ou domínios, que coexistem, se relacionam, se sobrepõem e se interpenetram numa unidade integral.

Umas das diferenças do Ser Humano em relação ao Animal é que o ser humano possui as dimensões da Linguagem e da Cultura. O Animal, de uma maneira geral, não possui a dimensão da Cultura, da forma que se define para a sociedade humana, e também não tem a Linguagem, embora, de uma forma geral, tenha a dimensão da Comunicação.

Cumpre observar, no entanto, que, na opinião de alguns cientistas, é possível identificar uma “espécie de cultura” em alguns animais superiores, especialmente mamíferos, e particularmente os primatas, o que ainda é objeto de estudos em andamento. Para Vygotsky, a comunicação animal não supera a fase pré-verbal de desenvolvimento do pensamento e pré-intelectual do desenvolvimento da linguagem, fases que antecedem a fase de desenvolvimento da linguagem humana, que estão presentes no recém-nascido humano. A partir do momento em que o pensamento humano, na criança, se torna verbal e “mediado por significados dados pela linguagem”, assim como as manifestações orais tornam-se “simbólicas e generalizantes”, no campo do domínio da comunicação surge a diferença entre o Animal e o Ser Humano, que são seres eminentemente linguísticos. (KOHL de OLIVEIRA1, 1997, p. 47)

A biologia evolutiva, a etologia cognitiva e a neurologia social, no desenvolvimento dos estudos atuais, dá fundamento à ótica da presença da dimensão emocional e da dimensão cognitiva, estrutura psíquica e consciencial dos animais. Quanto aos domínios somático, social e ecológico, os animais, de uma maneira geral, se aproximam muito dos seres humanos, aplicando muitos dos conceitos referidos anteriormente em relação aos mesmos.

Em fins do ano de 2017, cientistas alemães que trabalham em universidade do Canadá, no livro “Vida Secreta das Árvores”, inovaram dizendo que mesmo esses vegetais são seres individuais, tem sentimentos, tem uma forma de comunicação em comum, conhecem amizade e cuidam uns dos outros, despertando também a atenção para importância de maiores estudos em relação ao assunto.

Referências

KOHL de OLIVEIRA, M. Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

Wohlleben, Peter. A vida secreta das árvores. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.