Fábrica de Desenvolvimento Social

Fábrica de Desenvolvimento Social

Na área de Social, na unidade da Fábrica de Desenvolvimento Social, podem existir quatro centros funcionais:

  • Agência Social de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento
  • Central de Desenvolvimento de Projetos
  • Central de Empreendedorismo Social
  • Rede de Execução de Projetos.

Agência Social de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

A Pesquisa preliminar e continuada tem fundamental importância no processo de desenvolvimento e execução de projetos. Nesse sentido, a Agência Social de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento tem um papel fundamental.

A Agência Social de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento contará com uma plataforma digital de suporte à interação em rede no processo de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, facilitando a gestão das etapas das pesquisas e a organização e interação dos pesquisadores nos grupos de pesquisa.

A Agência Social de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento será constituída por pelo menos dois tipos de núcleos de atividades:

  • Núcleos de Pesquisa, voltados para o planejamento e execução de pesquisas básicas e aplicadas dirigidas às mais diversas áreas de pesquisa, onde para cada projeto de pesquisa específico será constituído um grupo específico de pesquisa, formado por pesquisadores multidisciplinares capacitados.
  • Núcleos de Inovação e Desenvolvimento, voltados para o planejamento e execução das atividades voltadas para inovação e desenvolvimento dirigidas às mais diversas áreas de pesquisa, onde para cada projeto de inovação e desenvolvimento específico será constituído um grupo específico de inovação e desenvolvimento, formado por pesquisadores e especialistas multidisciplinares capacitados.

De uma mesma “área de pesquisa”, podem derivar diferentes “linhas de pesquisa”. Em uma mesma “linha de pesquisa”, num processo de especificação e delimitação, podem derivar diferentes “problemas de pesquisa”, que irão de configurar como diferentes “projetos de pesquisa”, onda para cada projeto de pesquisa será constituído um grupo de pesquisa, formado por pesquisadores especializados.

De uma mesma “área de inovação e desenvolvimento”, podem derivar diferentes “linhas de inovação e desenvolvimento”. Em uma mesma “linha de inovação e desenvolvimento”, num processo de especificação e delimitação, podem derivar diferentes “problemas de inovação e desenvolvimento”, que irão de configurar como diferentes “projetos de inovação e desenvolvimento”, onda para cada projeto de inovação e desenvolvimento será constituído um grupo de inovação e desenvolvimento, formado por pesquisadores e especialistas gabaritados.

Área de Pesquisa
Linha de Pesquisa
Problema de Pesquisa
Projeto de Pesquisa
Grupo de Pesquisa
Área de Inovação e Desenvolvimento
Linha de Inovação e Desenvolvimento
Problema de Inovação e Desenvolvimento
Projeto de Inovação e Desenvolvimento
Grupo de Inovação e Desenvolvimento

Central de Desenvolvimento de Projetos

A Central de Desenvolvimento de Projetos contará com uma plataforma digital de suporte à interação em rede no processo de desenvolvimento de projetos, facilitando a gestão das etapas de criação dos projetos e a organização e interação dos especialistas que trabalharam nos grupos de desenvolvimento de projetos.

A Central de Desenvolvimento de Projetos será constituída por núcleos especializados de projetos, voltados para o planejamento e execução de projetos dirigidos às mais diversas áreas de projeto, onde para cada projeto específico será constituído um grupo específico de trabalho, formado por especialistas multidisciplinares capacitados.

Os projetos desenvolvidos serão precedidos pelos trabalhos de pesquisas relacionados com os problemas e necessidades que precisam ser solucionados, assim como a execução e os resultados dos mesmos será objeto também dos esforços de pesquisa continuada.

Essas relações entre a Pesquisa e o Desenvolvimento do projeto, nas delimitações desenvolvidas até a construção do projeto final, que será efetuada pelo grupo de projeto selecionado para esse fim, estão representadas nas ilustrações a seguir.

Nessa ilustração, a área de projeto tem identidade com a área de pesquisa respectiva. Do mesmo modo, a linha do projeto tem identidade com a linha de pesquisa respectiva. O objeto do projeto deriva de uma especificação ou delimitação particular do problema de pesquisa proposto no projeto de pesquisa. Dai o objeto do projeto se desdobra e é detalhado pelo grupo de projeto constituído para esse fim no projeto social ou projeto em si, que assim está construído para a devida execução, para mudar a realidade para melhor.

Os pesquisadores envolvidos no grupo de pesquisa respectivo poderão também participar, se for o caso, do grupo de elaboração do projeto, mas certamente serão candidatos preferenciais para a pesquisa continuada relacionada com o projeto na avaliação continuada dos resultados alcançados até a conclusão do projeto, onde elaborarão uma pesquisa conclusiva de avaliação de resultados da execução do projeto, inclusive propondo melhorias e aperfeiçoamento para o projeto, numa próxima versão de execução.
Área de Pesquisa
Linha de Pesquisa
Problema de Pesquisa
Projeto de Pesquisa
Grupo de Pesquisa
Área de Projeto
Linha de Projeto
Objeto de Projeto
Projeto Social
Grupo de Projeto

Central de Empreendedorismo Social

Os projetos desenvolvidos uma vez concluídos, no caso de Projetos Sociais, poderão ser “incubados” e ter a preparação da sua execução realizada, compreendendo, entre outras, algumas etapas destacadas a seguir:

  • Seleção e capacitação da Equipe de Execução do Projeto
  • Seleção e contratação de fornecedores, bens e serviços
  • Produção de preparação da execução do projeto
Durante a execução dos projetos sociais, será necessário também, além do acompanhamento da Agência Social de Pesquisa, Inovação de Desenvolvimento para os fins de pesquisa continuada relacionada com o projeto, dentre outras, algumas ações imprescindíveis destacadas a seguir:

  • Gestão da execução do Projeto
  • Monitoramento e Auditoria Continuada do Projeto
  • Confecção dos relatórios parciais de execução do Projeto
  • Confecção do relatório final e de prestação de contas de execução do Projeto
A Central de Empreendedorismo Social tem, assim, a finalidade de fornecer assessoria e consultoria especializada para todas as etapas de incubação, planejamento, preparação, execução e prestação de contas de um projeto.

A Central de Empreendedorismo Social funcionará como uma agência de apoio ao Terceiro Setor, que for dedicado à execução de projetos sociais. Esse apoio poderá se dar nas seguintes áreas de conhecimento e atuação necessárias à consecução das finalidades sociais do Terceiro Setor, que se configuram em assessorias especializadas nos seguintes setores, dentre outros:

  • Contábil e Tributário
  • Jurídico
  • Administrativo
  • Financeiro
  • Comunicação e Marketing
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
  • Gestão de Projetos
  • Auditoria e Monitoramento de Projetos
  • Áreas de especialização multidisciplinar dos projetos
Este apoio e assessoria da Central de Empreendedorismo Social se dará para os projetos desenvolvidos no âmbito da rede de execução direta, mas também poderá se estender para as organizações dispostas a integrar a rede indireta de execução dos projetos desenvolvidos.

A Central de Empreendedorismo Social será, assim, constituída por pelo menos três tipos de núcleos de atividades:

  • Escola de Empreendedorismo Social, que é uma das Escolas e Cursos de Educação Permanente mantidas pela Área de Educação.
  • Núcleos de Incubação, Acompanhamento e Monitoramento de Projetos.
  • Núcleos de Assessoria a Projetos e Entidades Sociais.

Rede de Execução de Projetos

A Rede de Execução de Projetos compreenderá, dentre outras, pelo menos, os seguintes conjuntos de ações a seguir destacados:

  • Agência de Apoio ao Empreendedorismo Social, que será mantida pela Central de Empreendedorismo Social, conforme detalhamento de seu funcionamento no item anterior, estará voltada para o desenvolvimento dos seguintes setores de atividades:

    • Assessoria e Consultoria de Projetos
    • Monitoramento e Avaliação de Projetos
    • Auditoria de Projetos
  • Redes de Ação Social, que será voltada para a execução dos projetos desenvolvidos no âmbito desta proposta de trabalho. Essas Redes de Ação Social, na execução de projetos, contarão com duas modalidades de redes de ação listadas a seguir:

    • Redes de Execução Direta
    • Redes Abertas de Coordenação de Ações
A Rede de Execução Direta é constituída por uma rede de organizações do núcleo interno, denominada Rede Direta.

Por outro lado, para estender a execução dos projetos numa escala que pode ser quase ilimitada, existirá uma rede de execução indireta constituída por Organizações Coordenadas em Rede Aberta, formando Redes Abertas de Coordenação de Ações para execução dos projetos desenvolvidos num desdobramento mais amplo em termos de extensão e abrangência dos projetos.