Saúde Animal

Área de Saúde – Clínica Escola Integrativa de Saúde Animal

Na área de Saúde, na unidade da Clínica Escola Integrativa de Saúde Animal, podem existir três centros funcionais:
  • Centro de Saúde e Bem-Estar Animal – Animais de Grande Porte
  • Centro de Saúde e Bem-Estar Animal – Animais de Pequeno Porte
  • Central de Projetos Cidade Amiga dos Animais.

Essa especialização em centros de atendimento para animais de grande porte e centros de atendimento para animais de pequeno porte, com a expansão dos trabalhos da Rede Fractal, é recomendada, para efeito de melhoria da qualidade e da eficiência do funcionamento do atendimento clínico, da internação e do abrigo transitório.

Centro de Saúde e Bem-Estar Animal

O Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, que pode se constituir no seio de diversas unidades do nosso grupo, tem os seguintes núcleos ou departamentos:

Medicina Veterinária do Coletivo

O Núcleo da Medicina Veterinária do Coletivo tem por finalidade melhorar a saúde e o bem-estar dos animais que não possuem um domicílio, vivem em situação de risco, vivem em abrigos de acolhimento, acompanham pessoas em situação de rua, estão em comunidades urbanas ou rurais de baixa renda e famílias ou grupos carentes.

Fazem parte do Núcleo de Medicina Veterinária do Coletivo os seguintes departamentos, que serão a frente detalhados:

  • Atendimento Clínico
  • Internação
  • Abrigo Provisório

Atendimento Clínico

Destina-se aos atendimentos voltados para a Saúde e bem-estar do animal por médico veterinário e equipe de especializada, envolvendo diagnóstico, exames, procedimentos veterinários, indicação de tratamentos, cirurgias e outros procedimentos.

Os Atendimentos Clínicos podem ser realizados por meio das seguintes modalidades de atendimento a seguir:

  • Unidade Atendimento Presencial
  • Atendimento em Interfaces Digitais/Virtuais
  • Atendimento In Company
  • Núcleos de Atendimento em Instalações Itinerantes e Unidades Móveis
  • Núcleos de Atendimento Domiciliar

Internação

Destina-se a hospedagem e tratamento de animais que necessitam de cuidados prioritários e monitoração constante a fim de que se possa fazer um acompanhamento sob observação médica contínua e especializada.

Abrigo Provisório

Destina-se aos animais que receberam alta da internação, mas ainda necessitam de hospedagem e tratamento por não possuírem um domicílio ou local onde possam ser acolhidos para a continuidade do tratamento ou até que sejam adotados ou possam ser encaminhados para outras instituições especializadas em acolhimento de animais.

Núcleo de Biotecnologia da Reprodução e Acompanhamento Populacional

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a biotecnologia da reprodução, as tecnologias de reprodução assistida, epidemiologia da reprodução e ao manejo populacional e reprodutivo de animais domésticos, especialmente aqueles em situação de risco pelo abandono ou pela falta de condições socioeconômicas de seus tutores, buscando auxiliar a promoção da saúde das comunidades, o bem-estar animal e o equilíbrio ambiental.

Núcleo de Alimentação Animal

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a alimentação animal, buscando o tratamento e manutenção da saúde, assim como bem-estar do animal. Fornece também a alimentação aos animais no setor de internação e no abrigo transitório.

Farmacologia Veterinária

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a prescrição farmacológica, assim como o mecanismo de ação dos fármacos envolvendo a relação dose e efeito, as vias de administração, a absorção, a distribuição, a biotransformação e excreção dos fármacos e a aritmética farmacológica. Fornece também os fármacos prescritos aos animais no setor de internação e no abrigo transitório.

Diagnósticos e Exames Veterinários

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a realização e interpretação de exames de laboratório e diagnóstico de imagem, assim como outros exames especializados e outras tecnologias para diagnósticos. Desenvolve também diagnósticos e exames solicitados para os animais presentes no setor de internação e no abrigo transitório.

Núcleo de Ações Educativas

Destina-se a projetos e ações de educação sobre guarda responsável, temáticas relacionadas com a prevenção de doenças e a manutenção da saúde do animal.

Núcleo de Campanhas

Destina-se ao planejamento e a execução de campanhas de vermifugação, vacinação, adoção e guarda responsável, prevenção de zoonose, controle de infestações por ectoparasitas, entre outras.

Central de Projetos “Cidade Amiga dos Animais”

design-sem-nome-13-1
johannes-hofmann-486288-unsplash.jpg

Biodiversidade

A biodiversidade que há na zona territorial da cidade compreende animais silvestres, animais exóticos, animais domésticos e animais de estimação.
  • Animais Silvestres ou selvagens são aqueles nativos de vida livre, originalmente próprios da biodiversidade da cidade, nos seus diversos ecossistemas. São ainda aqueles que não tiveram influência e hábitos de convívio com os seres humanos.
  • Animais Exóticos são aqueles que são oriundos de países estrangeiros ou não originalmente próprios da biodiversidade da cidade, sendo geralmente trazidos e criados como animais de estimação.
  • Animais Domésticos são aqueles que passaram por um processo contínuo e sistemático de domesticação, geralmente não desfrutando de vida livre e tendo relação próxima e intensa com o ser humano.
  • Animais de Estimação Animal é um animal de companhia na vida quotidiana, que se distingue por ser estimado pelo seu tutor ou por estar em sua companhia no local onde tem domicílio ou onde se encontra, se está em trânsito ou situação de rua. É selecionado pelos seres humanos principalmente para o convívio, companheirismo e divertimento. Ele pode ser usado como guia ou para outras funções, mas geralmente mantendo com o ser humano uma relação de companhia, interação, dependência ou afeição.
design-sem-nome-12-1

Central de Projetos “Cidade Amiga dos Animais”

A Central de Projetos “Cidade Amiga dos Animais” procura pensar a Cidade na perspectiva da sua relação com a biodiversidade animal, que envolve animais silvestres, exóticos, domésticos e de estimação, no contexto da ecologia humana e da saúde coletiva, buscando promover pesquisas e projetos voltados para a saúde e o bem-estar dos animais, enquanto parâmetro interveniente e relevante para a saúde integral da população da cidade.

Pesquisas e Projetos específicos podem ser desenvolvidos para o seguinte público alvo:

  • Cavalos, gatos, cachorros, dentre outros animais domésticos e de estimação presentes nos Centros Urbanos ou suas circunvizinhanças.
  • Espécies de animais silvestres presentes nos Centros Urbanos, seja em parques, reservas ou suas circunvizinhanças.

A seguir são apresentadas algumas possíveis temáticas de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos:

  • Pesquisa e tipificação das Relações com a Biodiversidade Animal nos Centros Urbanos
  • Programas e Projetos de Saúde e Bem-Estar Animal específicos para cada Espécie:
    • Animais Domésticos
    • Animais Silvestres
    • Animais de Estimação
  • Reprodução de Espaços de Acolhimento, Alimentação e Repouso nos Centros Urbanos
  • Mapeamento, Destinação e Aproveitamento de Espaços rurais circunvizinhos aos Centros Urbanos com fins de manutenção da saúde e bem-estar animal.