Saúde Ambiental
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1993, definiu que Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de prevenir ou controlar tais fatores de risco que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras.
No Brasil, a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) definiu, em 2007, que o campo da saúde ambiental compreende a área da saúde pública, afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano do ponto de vista da sustentabilidade.
O principal objetivo da Saúde Ambiental é, assim, proteger e promover tanto a preservação do meio ambiente quanto os cuidados com a saúde humana.
Nosso grupo considera que a Saúde Humana é uma condição inestimável da dinâmica existencial na manutenção de um ponto de equilíbrio entre as diversas circunstâncias internas e externas, em constantes mutações, no desenrolar da vida. Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Dessa forma a manutenção da saúde humana só é possível considerando-se igualmente a relevância da saúde animal e da saúde ambiental, a saúde dos ecossistemas numa relação saudável com o meio ambiente, as plantas e animais na relação humana. Apenas buscando não só uma cidade sustentável, mas também saudável é possível trabalhar pela manutenção da saúde humana de uma forma integrada, efetiva e eficaz. Daí a importância de concepção de uma Cidade Inteligente, Sustentável e Saudável.
Nessa direção, a “Fábrica de Desenvolvimento Social“, apresentada como submenu a partir do menu principal “Empreendedorismo e Projetos”, tem uma relevância fundamental, pois a Saúde do Ser humano depende essencialmente do funcionamento pleno e efetivo de todos os serviços de infraestrutura básica e social da dinâmica de estruturação das Cidades.