Atuação
Dom Bosco, na educação da juventude desfavorecida, buscava vagas de aprendizagem para seus pupilos em oficinas profissionais diversas da época, para aprenderem um ofício e também terem ocupação e ambientação com o trabalho, numa fase tão importante de desenvolvimento do ser humano, respeitadas as proteções legais à integridade do jovem.
Dentro a política geral desta proposta, procura-se dar relevância ao oferecimento de oportunidade de trabalho e de aprendizagem no ambiente de trabalho para a juventude como prioridade.
Assim, os postos de trabalho abertos em decorrência desta proposta darão prioridade, onde possível, para oportunidades de Aprendizagem e Estágio para a juventude, obedecidos aos preceitos legais e a tutoria necessária conforme legislação de cada país onde a execução dos projetos se dará.
Os egressos dos programas de estágio e aprendizagem mais bem sucedidos terão também prioridade para as contratações para postos de trabalho definitivos.
A Central de Aprendizagem e Estágio, nas mais diversas unidades da Rede Fractal que possam ser constituídas, tem a finalidade de efetuar o desenvolvimento e gestão da “Agência de Aprendizagem”, que se encarregará pela execução do programa de aprendizes, assim como também da “Agência de Estágio”, que se encarregará pela execução do programa de estagiários.
Agência de Estágio
Núcleos de Residência
Núcleos de Estágio Curricular
Núcleos de Estágio Profissional
Agência de Aprendizagem – Programa Jovem Aprendiz
O Programa de Aprendizagem é regulada pela Lei Federal de Aprendizagem (10.097/2000) que fixa a cota mínima de 5%, máxima de 15% para inserção de jovens aprendizes de 14 a 24 anos, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. O nosso grupo, organiza esse programa na organização, fazendo a seleção e contratação do aprendiz, com CTPS assinada, além de promover o acompanhamento e a formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico.