Central de Intercâmbio

Atuação

O intercâmbio compreende a relação entre pessoas ou entre organizações para interação para a permuta de conhecimentos, técnicas e tecnologias, experiências e práticas, vivências, ofícios, artes, culturas, projetos, dentro outros aspectos da vivência humana que podem ser compartilhados.

Nessa visão mais ampla de intercâmbio, as atividades de intercâmbio se desenvolverão também por meio digital/virtual, assim será utilizada uma Plataforma Digital de suporte à interação em rede para dar suporte ao processo de intercâmbio, segmentada por diversos parâmetros, dentre os quais os temas de interesse e as localidades e organizações envolvidas.

O âmbito do intercâmbio pode se dar num plano nacional ou internacional, e também entre setores diversos da sociedade: iniciativa privada, poder público, terceiro setor, em seus diversos domínios de expressão. O intercâmbio pode se dar também entre especialistas, pesquisadores, organizações, cidades e países. O intercâmbio pode se dar também por meio digital/virtual, utilizando interfaces tecnológicas de comunicação/interação, ou vivencialmente in loco, por meio de viagens ao destino visitado, ou por meio de interações presenciais em reuniões de encontro e permuta.

Os Programas de atividades de intercâmbio poderão ser configurar em modalidades diversas que são enumeradas, dentre outras, a seguir:

  • Vivências, Jornadas e viagens
  • Estudos e Cursos
  • Estágios (Residência, Curriculares e Profissionais)
  • Missões e Trabalhos Comunitários
  • Projetos Sociais